F

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Livros: @MOR e EMMI & LEO de Daniel Glattauer


Sinopse:

 "@mor – Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade".



"Emmi & Leo: A sétima onda – Emmi & Leo: a sétima onda é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes".

Minha Opinião:

" Contemporâneo; Envolvente; Diálogos contemporâneos e fugazes "

Como devorei ambos os livros rapidamente, faço aqui a minha impressão de ambos.

Livro escolhido ao acaso em um site de livros, primeiro livro lido do autor austríaco Daniel Glattauer, e também uma grata surpresa! A historia começa em @MOR e se conclui em Emmi & Leo: A sétima onda. O que começa com um erro acaba em uma relação epistolar intensa e inusitada entre Emmi e Leo via emails.

Nas primeiras linhas , o romance @MOR me lembrou do livro 'Simplesmente Acontece' de Cecelia Ahern, já que ambos são escritos da mesma forma, ou seja através de mensagens, neste caso apenas e-mails. Particularmente não gostei tanto desse tipo de escrita no livro de Cecelia Ahern, porém me encontrei na narrativa do austríaco Daniel Glattauer, talvez porque me reconheci/ identifiquei mais nessa historia. Aqui também afirmo que as sinopses cumprem bem o seu papel, e não vou entrar muito em detalhes sobre o enredo ( não consigo evitar spoilers). 

Em ambos os livros os diálogos são muito bem escritos e sagazes, fazendo que a leitura seja rápida e fluida. Incrível perceber como através da leitura podemos identificar e nos relacionar com os sentimentos descritos por Emmi e Leo durante sua relação e suas constantes mudanças. O livro se torna cada vez mais envolvente e culmina pra mim em um final um tanto quanto previsível , mas ainda assim adorável. 

P.S: Amei a historia sobre a Sétima Onda!

Por fim, recomendo o livro para adultos e fãs de romance. Leitura para um dia tranquilo !

Nenhum comentário: