F

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Livro: CABUL NO INVERNO - Vida sem paz no Afeganistão por Ann Jones

Sinopse: Depois de cessado os bombardeios no Afeganistão, Ann Jones partiu para uma cidade destruída esperando levar ajuda a um lugar onde os EUA, seu país, só haviam levado destruição. O resultado é um relato de uma cidade lutando para erguer-se das ruínas. Em 'Cabul no inverno', a escritora relata situações por ela testemunhadas durante o período no qual trabalhou como agente humanitária em Cabul. Ela adentra uma comunidade de mulheres forçadas a viver à margem da sociedade e, assim, descreve a realidade vivida pelas mulheres afegãs - viúvas de guerra, meninas-noivas fugitivas, prostitutas humilhadas, esposas desprezadas, vítimas de estupro.




Minha Opinião

"Visceral; pungente"

Esse livro chegou a minhas mãos através de um empréstimo.  E confesso que fiquei impressionada com os relatos de vida no Afeganistão. Já havia lido livros anteriores sobre o país, porém os relatos da autora americana Ann Jones são os mais reais e crus que li até então. Os relatos não fazem parte de uma historia em si como os livros do autor afegão Khaled Hosseini. Os relatos retratam a realidade do país abordada a partir  de uma visão feminina. Ressalto aqui que a jornalista Ann Jones realizou diversos trabalhos voluntários no Afeganistão pós guerra. o que dá uma nova perspectiva sobre a realidade do país.
Para quem gosta do gênero, este é um brilhante livro sobre a historia, cultura, vida, e batalha das mulheres no Afeganistão. Ótimo livro, recomendo a leitura!

Nenhum comentário: