F

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Resenha: O Bebê de Rosemary por Ira Levin

O mês do Halloween chegou!!! Para iniciar as postagens desse mês, resolvi descrever um pouco sobre a minha experiência com esse livro, sucesso dos anos 60, e que já virou um clássico do cinema...

Autor: Ira Levin
Editora: Best Seller
Categoria: Suspense, Terror
Páginas: 224


Sinopse: "Rosemary Woodhouse e seu marido Guy, um ator que luta para se firmar na carreira, mudam-se para um dos endereços mais disputados de Nova York, o Bramford, um edifício antigo de ares vitorianos, habitado em sua maioria por moradores idosos e célebre por uma reputação algo macabra de incidentes misteriosos ao longo da história. 
Sem demora, os novos vizinhos, Roman e Minnie Castevet, vêm dar boas-vindas aos Woodhouse. Apesar das reservas de Rosemary com relação a seus hábitos excêntricos e aos barulhos estranhos que ouve à noite, o casal idoso logo passa a ser uma presença constante em suas vidas, especialmente na de Guy."

Fiquei muito curiosa para ler esse livro depois que assisti ao filme... Adoro clássicos de terror e o filme realmente é muito bom. Tem um mistério bem sutil por trás da trama e não é um terror apelativo mesmo sendo assustador. Quando tive a oportunidade de ter o livro em mãos, não tive dúvidas de que precisava lê-lo... Não me arrependi de forma alguma, muito pelo contrário, a história ficou mais clara para mim.

O livro conta sobre a ida de Rosemary e Guy para seu mais novo lar, um apartamento em Bramford, um local um tanto quanto curioso. Depois do contrato em mãos, eles descobrem que o edifício onde agora residem foi local de alguns crimes perturbadores. Ainda assim, tais fatos não abalam o vigor do jovem casal, nem a perspectiva de que aquele é o lugar perfeito para estabelecerem uma família.

Lá Guy e Rosemary conhecem Minnie e Ronan Castevet, um casal mais velho que expressa atitudes estranhas, se mostra extremamente curioso quanto à vida dos novos moradores, perturbando seu tão sonhado sossego. E quem dera o problema fosse esse... De alguma maneira Rosemary começa a ficar perturbada com estranhos sons vindo da casa de seus vizinhos e sofre de alguns delírios que lhe parecem bem reais. Enquanto ela descobre que está grávida, Guy finalmente consegue um papel importantíssimo no teatro. Parece que todos os desejos do casal estão finalmente se realizando, mas algo terrível está cada vez mais próximo de acontecer.

O livro é um suspense de mão cheia, com muitas reviravoltas... É possível acompanhar a evolução de Rosemary, no início da trama uma dona de casa sensível que aos poucos se transforma em uma mulher forte, que luta para livrar seu marido e o filho do mal que ronda sua casa. Os acontecimentos sutis também têm o poder de impressionar o leitor. Indico muito a leitura desse clássico, ele é completo e prende do início ao fim.

Só de curiosidade, em 2014 a trama foi adaptada para uma série de TV americana produzida pela NBC e estrelada por Zoe Saldana. A série contém 4 horas e é dividida em duas partes e muito suspense... Vale a pena conferir!







Nenhum comentário: